terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O maridão entrou nos entas!

O meu marido faz hoje 40 anos. Entrou oficialmente na era dos entas. Eu não! Pormenores à parte, fiz-lhe um bolo de aniversário à maneira dentro do que havia em casa. O resto da pasta portuguesa dos anos da filha, amêndoas e um corante azul.

A receita do bolo é da gisa e tirei do forum bimby.

Ingredientes:
100 g de amendoa sem pele

100 g de amendoa com pele ( no total pus 250 gr)

200 g de margarina Vaqueiro

300 g de açucar

150 g de farinha

6 ovos

1 colher de cha de fermento


Preparação
Colocam-se as amendoas no copo e trituram-se durante 30 seg, veloc 5. Reserve. Batem-se os ovos, o açucar e a margarina durante 6 min., temp 37, veloc 3. Quando acabar o tempo coloca-se a borboleta e programa-se mais 5 min., veloc 3 1/2. Junta-se a amendoa, e mistura-se durante 10 seg, veloc 4 sem borboleta. Por fim junta-se a farinha com o fermento mais 10 seg, veloc 3,4. Vai a cozer numa forma bem untada e polvilhada de farinha ate estar cozido, levou mais ou menos 40 min.


Depois cortei-o ao meio e molhei com um xarope que a minha mãe costuma fazer que nada mais é do que um pouco de água, com duas colheres de sopa de açúcar e uma casca de limão, uma espécie de chá de limão açucarado. Recheei com ovos moles pobres (já tinha utilizado esta receita para rechear os pastéis de tentugal)


Ovos moles Pobres
Ingredientes
Açucar, um pouco menos do peso dos ovos.

6 ovos - pesar os ovos inteiros na tampa da Bimby (só fiz metade da receita)

Coloque a Borboleta na lâmina,deite os ovos e o açucar e programe 10 Seg., Vel.4. De seguida programe 9 min.,temp 100º, vel.1. Retire os ovos moles imediatamente da Bimby
Coloquei a outra metade do bolo por cima e molhei com mais um pouco do xarope. Barrei o bolo com o restante creme de ovos para servir de cola para a pasta portuguesa. Tapei o bolo todo e juntei um pouco de chocolate em pó porque não tinha corante preto nem massa desta cor. tingi mais um pouco com corante líquido azul e fiz os números (dezoito mais IVA). Não ficou nada mau. Depois mostro o resto.


3 comentários:

  1. Parabéns ao maridão...e claro, á minha vizinha pasteleira.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Então parabéns, já levo o avanço...hehe.
    Ficou lindo.
    Bom ano Para vocês.
    bjsss

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao maridão :-)

    O bolo ficou lindo :-)

    Feliz 2010 :-D

    Bjokas

    ResponderEliminar