sábado, 2 de maio de 2009

Coroa Salgada

O meu primo Francisco fez quatro anos. Apesar de ter uma grande pasteleira a cozinhar para a festa, a grande chefe Ana, resolvi fazer uma coroa salgada, que faz sempre um sucesso em qualquer festa. A receita é da Carocas, grande mestre bimbólica.

Ingredientes:

Massa:
400 g de farinha
150 g de leite
50 g de manteiga em textura pomada
20 g de fermento padeiro ou 1 pacote de vahine
3 gemas de ovo
1 colherzinha de sal

Recheio:
10 fatias de queijo em barra
8 ou 10 fatias de fiambre
Queijo ralado
Preparação:
Deitar no copo, o leite o sal e a manteiga. Programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Juntar as gemas e a levedura, misturar uns segundos na velocidade 2. Incorporar a farinha e misturar 15 segundos, velocidade 6, e de seguida programar 1 minuto velocidade Espiga.Tirar do copo, verter a massa numa tigela, se possível de plástico, tapar com película transparente e deixar de repouso até dobrar o volume.

Preparar e armar a coroa. Uma vez dobrado o volume dispor a massa numa bancada entre dois plásticos. Formar um rectângulo com a ajuda de um rolo.


Retirar o plástico superior. Pintar a massa com manteiga derretida.Cobrir a massa com o recheio. Enrolar com muito cuidado, ajudando com o plástico, selar as pontas com um pouco de água e com os dedos.Por a bandeja num tabuleiro de forno, forrada com papel vegetal para forno e dá-se a forma de coroa.Fazer uns cortes, com uma faca afiada, sem cortar todo.Dobrar cada pedaço para cima. Pintar com clara de ovo, polvilhar com queijo ralado.


Colocar no forno, pré-aquecido a 50º, com uma tigela de água e deixar que dobre o volume.Uma vez dobrado o seu volume, subir a temperatura a 180º e deixar uns 20 a 25 minutos ou até estar dourado.

Aprendi no forum que quando queremos saber se uma massa já levedou, retiramos uma bolinha de massa e quando ela flutua, já está boa.


O resultado final:

Sem comentários:

Enviar um comentário