sábado, 9 de maio de 2009

"Açafril" de camarão

Em minha defesa, devo dizer que odeio caril: odeio tudo, o cheiro, o sabor. Se calhar, agora que estou mais velha até era capaz de gostar. Não há vez nenhuma que se fale em caril que eu não me lembre do cheirete a caril na cantina da faculdade. Era dia de almoçar no bar. Ontem comprei camarão e vi no forum uma receita de caril de camarão da Canela que me encheu as medidas: O pior era o caril. Como gosto de açafrão, fiz "açafril" Ficou óptimo, mesmo sem caril. As miúdas não gostaram muito, nem com o pretexto de ser comida das "Cheetah Girls". Paciência! Também faz falta provar sabores novos, sem que seja só para dizerem que não gostam.

Ingredientes:
750g de camarão médio crú (ou já cozido)
1 cebola
3 dentes de alho
30 g de azeite
200g de leite de côco (eu despejei a lata toda)
2 tomates (usei polpa)
Coentros
½ colher de chá de açafrão
1 colher de chá de caril (não usei)
1 ou 2 red chilli
½ limão
Sal


Preparação:
No copo da Bimby,misture o azeite,alhos,cebola e coentros. Triture 2 a 3 segundos na velocidade 5 e marque 4 minutos, temperatura 100º,velocidade 1.Deite no copo o tomate descascado,o red chilli sem as sementes, triture 2 segundos na velocidade 5. Adicione o leite de coco,o açafrão, o caril , o sal e programe 10 minutos,temperatura 100º, velocidade 1. Prepare o camarão congelado cru, retire as cabeças e cascas e guarde-as no congelador, para aproveitamento noutra receita . Corte cada camarão em dois e reserve. Programe a máquina agora para apurar o molho, marcando 10 minutos,temperatura varoma, velocidade colher inversa. Quando restarem 5 minutos deite o camarão que reservou pelo bocal sem desligar a maquina. Se optou por camarão já cozido, adicione apenas quando faltar um minuto. Na terrina de servir misture o sumo de ½ limão e cubra com mais coentros picados frescos.Acompanhe com arroz branco.


Com arroz branco

Sem comentários:

Enviar um comentário