sexta-feira, 17 de abril de 2009

Chiffon de Amêndoa

Ainda não tinha posto cá este bolito que fiz na sexta-feira da Páscoa. Só o acabei depois de jantar. A massa não fica nada seca nem muito doce. É bom para fazer um bolo de aniversário. A autora é a Lidfer, do forum.

Ingredientes:
6 ovos
270 g açúcar
220 g farinha extrafina (de preferência peneirada)
80 g amêndoa
80 g de óleo girassol (ou outro)
150 g água morna
3 colheres de chá de fermento Royal

Preparação:
Bata as claras com a 'borboleta' 6 min/ vel 3,5 e reserve. Limpe o copo e coloque a amêndoa no copo, triture 30 seg, veloc 5. Adicione à amêndoa, o açúcar, as gemas, o óleo e a água. Programe 3 min/ temp 37/ vel 3,5. Junte o fermento e a farinha peneirada e bata 20 seg/ vel 4. Retire a mistura para uma taça grande e incorpore as claras com a espátula. Envolva tudo devagar e muito bem. Deite a mistura numa forma, bem funda (tem de haver espaço pois o bolo cresce muito) e untada com um pouco de óleo (só óleo!). Leve ao forno pré-aquecido a 170º durante 50 min, verifique no final do tempo se é necessário prolongar por mais 5-10 min, se a forma não tiver buraco. Desligue o forno e deixe ficar no forno uns 5 minutos e a seguir vire a forma sobre um prato grande e deixe esfriar e desenformar sozinho. Depois de arrefecido, corte horizontalmente o bolo em 2 ou em 3 partes. Rechear e cobrir com natas, ovos moles, leite condensado cozido ou outro recheio que prefira.
O meu foi aberto ao meio e recheado com chantilly (eu prefiro as natas frescas, aquelas dos pacotes moles). Bati-as na batedeira porque era só um pacote e juntei um "fixador" de chantilly).

Torrei as restantes 120gr de amêndoa (a embalagem tinha 200) picadas groseiramente na Bimby. Depois do bolo aberto ao meio e recheado de chantilly, coloquei metade da amêndoa e cobri com a outra metade do bolo. Coloquei o resto do chantilly por cima, bem como as restantes amêndoas. Ficou uma delícia.

1 comentário:

  1. È muito bom para uma tarde com a famelga toda em casa!!Para mim a amendoa é imdespensavel!!O chantilly é óptimo!!

    ResponderEliminar