"A beldroega é uma planta comum que cresce em descampados e recantos urbanos, normalmente em sítios onde só as ervas se aventuram." (…)"A beldroega é uma herbácea anual, com talos espessos, tenros e rasteiros, folhas carnosas, de até 3cm de tamanho, com grande quantidade de reserva de água."
"Tem uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes, em molhos, saladas e ensopados) e medicinal (afecções do fígado, bexiga e rins; escorbuto; o suco cura inflamações nos olhos; as sementes são diuréticas e combatem os vermes intestinais; os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização).
Muita gente desconhece as beldroegas. Todos os anos o meu quintal me oferece alguns. Não se plantam. Nascem onde lhes apetece. Não aprecio em saladas mas gosto muito na sopa.
Ingredientes:
1 cenoura
2 batatas pequenas
1/2 courgete
1 alho francês (a parte branca)
1 dente de alho
1 cebola pequena
3 ou 4 pernadas de beldroegas
Preparação:
Retire as folhas dos talos, passe por água corrente e coloque de molho com vinagre. Escorra e reserve. Coloque os restantes ingredientes no copo cortados em cubinhos. Cubra com água. Coloque o acessório Varoma com as beldroegas e programe 30m, vel.1, temp. Varoma.
Retire o acessório e programe 1 m, vel 7. Coloque um fio de azeite e as beldroegas e programe 2m, vel 1, temp.100.
Apesar das raparigas não gostarem de "coisas verdes a flutuar" com estas são do quintal, são "buéda boas".
Sem comentários:
Enviar um comentário