segunda-feira, 10 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
Doce de tomate e melão
Adoro doce de tomate. Tenho andado a semana toda a falar no bendito doce. Como estou na praia, fui ao supermercado comprar, mas coitadinho... Parecia ketchup com açúcar. Como a Bimby também veio de férias e o meu pai e o meu tio tem tomates biológicos, hoje fiz doce. Está tão bom. Estou a escrever a mensagem e a comer tostas com doce. Gosto de apanhar pedaços de tomate e de fruta inteira.
Ingredientes:
700g de tomate
100g de melão
100g de melão
1 pau de canela
800g de açúcar (roubei cerca de 100g mas para a próxima roubo mais)
Preparação:
Colocar todos os ingredientes no copo e programar 20m, temp. 100, vel. 2. Acabado o tempo, programar mais 20 m, vel 2, temp varoma. O objectivo da varoma no final do doce é apurá-lo. Retire um pouco de doce, coloque num prato e com uma colher abra uma estrada. Se a estrada se mantiver, o doce já está bom. Quando fazemos doce, devemos esterilizar os frascos, deitar o doce nos frascos, colocar os frascos tapados virados para baixo e levá-los novamente ao lume nessa posição. Pretende-se que o doce seja conservado em vácuo. 
sábado, 1 de agosto de 2009
Pizza
Antigamente fazia a massa de pizza do livro base mas desde que descobri no forum a receita da pan pizza do pizza hut feita pela eterna padeira Irebelo. Há muito tempo que não fazia. A nossa versão de pizza é rectagular e no tabuleiro preto do forno.
Ingredientes
200 gr de agua
3 colh. de sopa de leite em pó magro
1 colh. sopa de açucar
2 colh. sopa de azeite
1 colh. chá de sal (5gr)
400 gr de farinha de trigo
20 gr de fermento de padeiro
Preparação
Colocar a agua, a levedura, o açucar, o leite em pó e o azeite e programar 1m, temp 37º, veloc 3. Juntar a farinha e o sal e programar 2m, veloc. espiga.Este é o aspecto da massa depois de feita. O copo da bimby têm de ficar seco. Deixar a massa levedar 30m, tapada e em lugar secoRetirar o ar da massa e dividir em duas bolasUntar mto bem os moldes e esticar a massa com as mão, Deixar levedar mais 45m, em lugar seco e tapada. Depois rechear a gosto. Coloquei molho de tomate, miolo de camarão, delícias do mar, queijo mozzarela e oregãos que apanhei na serra do Montejunto. Levar ao forno e esquecer as calorias. Ás vezes, faço metade de atum e cebola e metade de ananás e fiambre.
Pataniscas de polvo
Confesso não ser grande apreciadora de polvo. Desde a primeira gravidez que só o cheiro me faz perder a fome. Arroz de polvo nem vê-lo. Gosto em salada e no forno. Como continuo a comprá-lo porque o maridão gosta (senão depois diz que só faço o que eu gosto), resolvi fazer uma pesquisa com tentáculos. Encontrei esta receita no forum da autoria da Isa Lourenço.
Ingredientes:
600gr de polvo cozido
120gr de farinha
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
salsa picada
sal e pimenta qb
leite qb
Preparação:
Coza o polvo e corte em bocados e coloque no copo, juntamente com a cebola a salsa o azeite e triture 3 a 4 vezes no turbo. Junte os ovos, a farinha e um pouco de leite até ficar uma pasta.Tempere com sal e pimenta e frite pequenas porções do preparado em óleo. Sirva acompanhado com arroz e salada. As raparigas gostaram e os crescidos também.
A foto é do telemóvel porque a minha máquina é muito temperamental e só trabalha quando quer.

Etiquetas:
peixe e marisco
Subscrever:
Mensagens (Atom)