domingo, 29 de novembro de 2009

Néctar multivitaminado

Hoje resolvi fazer para o almoço um néctar multivitaminado para ajudar a criançada em tempos de gripe. O almoço foi lasanha de soja cuja receita está aqui , empurrada pelo suminho.

Ingredientes
1 maçã
1 laranja
1kiwi
1 cenoura
75g de açúcar
500g de água

Preparação
Colocar o açúcar no copo bem seco e pulverizar durante 10s, vel 9. Colocar os frutos descascados sem peles ou caroços (deve ter atenção para tirar a parte branca da laranja e dar golpes entre os favos) no copo e pulverize durante 30s, vel 9. Junte a água e programe 1m30s, vel 9. Se achar muito grosso, poderá juntar mais um pouco de água.

Pizza do Mar

Ontem o almoço foi dedicado às minhas crianças que adoram pizza (o pai também parece criança nestes dias). A próxima vez convido a minha amiga Leo para vir almoçar com a malta.

A receita da massa já a tinha colocado aqui. Desta fiz fiz um molho de tomate especial de corrida.


Ingredientes
1 cebola
1 dente de alho
50g de azeite
oregãos q.b.
3 ou 4 folhas de manjericão
polpa de tomate a olhómetro (deve ser mais ou menos 150g)
sal e pimenta

Preparação
Colocar a cebola e o alho no copo, juntando em seguida o azeite (assim fica mais picadinho). Programe 7m, vel 1, temp100. Coloque a polpa de tomate, o manjericão, o sal e pimenta e triture 10s, vel7. Deixe cozinhar um pouco 5m, vel1, temp100. Depois é só colocar em cima da massa da pizza já estendida em cima do tabuleiro untado com azeite. Coloquei cogumelos (ou caramelos como diz a minha pequena), miolo de camarão, delícias do mar, queijo ralado e por fim oregãos. Ficou excelente.



Já pronta.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Muffins de limão

As minha crianças ficaram fãs destes bolinhos. A receita versão não bimbólica está aqui.

Ingredientes:


300g de farinha

370g de açúcar

½ colher de chá de açúcar baunilhado

1 colher de chá bem cheia de raspa de limão

1+ ½ colher de chá de fermento

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

350ml buttermilk

3 colheres de sopa de sumo de limão

1 ovo

45g de manteiga derretida (derreti no microondas)



Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º. Colocar as forminhas de papel dentro das formas dos muffins.
Comece por fazer o buttermilk, utilize 350ml de leite e 2 colheres de sopa de sumo de limão. Misture bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.

Colocar o açúcar e as cascas do limão e pulverizar 10s, vel9. Colocar o resto dos ingredientes secos e misturar 5s, vel 4.
Junte o buttermilk, com o ovo e o sumo de limão, 30s, vel 6. Derreta a manteiga no microondas e adicione com a máquina a trabalhar na velocidade 3, aumentando para a vel 5 até obter uma mistura homogénea.
Encher as forminhas de papel com massa até 2/3 da altura. Levar ao forno a cozer, se necessário durante a cozedura tapar com uma folha de papel de alumínio. Quando estiverem cozidos (teste do palito no centro bolo), retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O Sabores de cara lavada

Resolvi lavar a cara ao Sabores da Cláudia.Para além do aspecto ser diferente, no final de cada receita poderão dar a vossa opinião sobre a mesma. Coloquei ainda uma caixa de pesquisa dentro do blog para facilitar a pesquisa de receitas e a opção de impressão em pdf para quem gostar de imprimir e fazer o seu próprio livro de receitas. Espero que gostem.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Biscoitos Familiares


O nome é sugestivo e como cá em casa a família é grande (e comilona) toca a fazer bolos. O pano é para lembrar que o Natal está à porta. A quarentena já cá chegou e já tenho uma rapariga com gripe. De que marca é não sei, se é A ou B. O que interessa é que está doente e com uns bolinhos feitos pela mãe, fica melhor mais depressa. A receita é do Forum Bimby e foi feita pelas Bimby4ever em Santa Cruz.

Ingredientes

500 g de farinha
200 g de açúcar
200 g de manteiga
2 ovos
1/2 raspa de laranja (opcional)
Baunilha (opcional)

Preparação
Colocar no copo o açúcar e a casca da meia laranja. Triturar durante 20 seg, vel 5-7-9. Juntar a margarina e programar 5 seg, vel 4. Deitar um ovo e metade da farinha (250 g) 10 seg, vel 6. Ajudar com a espátula. Após acabar, juntar o outro ovo e a restante farinha (250 g) e programar mais 30 seg, vel 6. Deve ajudar com a espátula, para não forçar a bimby. Fazer os biscoitos e coloca-los num tabuleiro untado ou forrado com papel vegetal, e levar ao forno, pré aquecido a 180º.

Soufflé de mariscos


Vive la France! Resolvi experimentar o soufflé da revista Teleculinária Robot de Cozinha de Novembro e não é nada de se deitar fora. Acompanhei com um arroz de cenoura bimbólico (a única coisa que o maridão faz na Bimby) e uma salada.


Ingredientes:
  • 150g de delicias do mar

  • 100g de miolo de camarão
  • 500g de leite
  • 100g de farinha
  • 50g de margarina
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 6 ovos
  • salsa q.b
  • noz- moscada q.b
  • sal e pimenta q.b
  • margarina para untar

Preparação:

Descongele e lave o miolo de camarão . Descasque e lave a cebola e os alhos, corte a cebola em pedaços , deite tudo no copo , junte um pouco de salsa, o camarão e as delicias do mar e ligue 5 segundos na velocidade 5, mexendo a meio. Retire e reserve.


Lave e seque o copo , deite-lhe o leite, a farinha, as gemas e a margarina, tempere com noz-moscada, sal e pimenta e programe 90º, durante 5m, vel4. Junte a mistura do marisco e programe a 100º, 1m vel3. Retire do copo, deite numa tigela e deixe arrefecer.


Unte um pirex com margarina e ligue o forno a 170º. Lave e limpe o copo e coloque a borboleta. Deite as claras no copo e ligue durante 5m, vel4. Junte as claras batidas à mistura anterior, envolva suavemente, verta para o pirex e leve ao forno durante 40m. Espete com um palito para verificar se está cozido, retire do forno e sirva de imediato.

sábado, 21 de novembro de 2009

Bolo de Alfarroba

Em Alenquer, tinha uma colega que fazia muitas vezes bolo com farinha de alfarroba. Nunca tinha experimentado mas andava curiosa. Segundo o que tinha lido, o seu sabor assemelhava-se ao do chocolate e era adocicado. Retirei a receita daqui.




Parece mesmo bolo de chocolate. O sabor é parecido mas não é bem a mesma coisa. De qualquer maneira, substitui o chocolate e para quem não quer pecar ou não pode, apresenta-se como uma boa alternativa.

domingo, 15 de novembro de 2009

Pão de ló


Como já referi na mensagem anterior, o bolo foi mais para experimentar o desmoldante do que outra coisa. De qualquer modo, é um bolo que gostamos muito.


Ingredientes


6 ovos

o mesmo peso em açúcar

metade do peso em farinha

2 cascas de limão

1 colher de café de fermento em pó


Preparação

Coloque a tampa no copo e em seguida coloque o copinho. Carregue no símbolo da balança e coloque os ovos à volta do copinho. Reserve-os. Pese o mesmo peso de açúcar (igual ao dos ovos inteiros) e coloque as cascas de limão. Pulverize 10s, vel9. Coloque a borboleta e deite os ovos no copo. Programe 6m, vel 4, temp. 37 (com esta temperatura é a mesma coisa do que bater as claras em castelo). Retire a borboleta e programe mais 6m à mesma velocidade mas sem temperatura. Coloque em seguida a farinha e o fermento e bata durante 1m, vel 4. De seguida, unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma de chaminé, ou na minha nova versão, dê uma "sprayzada". Eu gosto de deixar o meu um bocadinho mal cozido.

sábado, 14 de novembro de 2009

Tenho uma mariquice nova

Ah pois é! Quem quer comadres boas que as arranje. Ter uns compadres chefs de cozinha tem muitas vantagens. Para além de serem uns queridos e conhecerem os apetrechos todos, lembram-se da amadora da comadre. Uma das coisas que eu adoro na Bimby é não bater claras em castelo. Infelizmente, continuo a ter de besuntar as mãos de margarina para untar as formas. Mas isso agora acabou. Entrei na nova era: desmoldante em spray da marca Puratos. A partir de agora, besuntadelas jamais (o uso da palavra em francês é propositado para uma francesa que vai ficar cheia de inveja).

Como estava curiosa, na sexta fui fazer um bolo. Neste dia, a imaginação é fraca e por isso fiz um pão de ló. É óptimo. Parece que estamos a pôr laca na forma. Formam-se uma bolinhas que desaparecem logo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bolo da Dieta

Fiz este bolo para a minha filha levar para o lanche de S. Martinho na escola. A receita original não era bem assim. Não leva mel e levava açúcar amarelo. Eu gosto mais assim. Lembra-me o cheiro das broas. Como as minhas colegas só o cheiraram, aqui fica a receita:

Ingredientes
2 chávenas de farinha
1chávena de açúcar
1 chávena de sumo de laranja
raspa de laranja
3 ovos
2 colheres de azeite
1 pitada de canela
3 colheres de sopa de mel


Preparação:
Coloque as cascas de laranja e o açúcar no copo e pulverize 10s, vel9. Junte os ovos, o azeite, a canela, o sumo e o mel e programe 30s, vel 4. Junte em seguida a farinha e bata 30s, vel 5. Unte com margarina uma forma de chaminé e polvilhe-a com farinha. Leve ao forno a 180º até estar cozido. É um bolo simples mas muito saboroso.