domingo, 25 de outubro de 2009

Doce de maçã merengado



A sobremesa do almoço de domingo é dedicada à minha colega geógrafa, que para além de bimbólica está sempre contente. Quando lhe falei nesta sobremesa, disse-me para a fazer e colocá-la no blog. O prometido é devido. Ainda calhou qualquer coisinha à "teacher". O ponto branco foi obra da benjamim cá de casa. A receita foi retirada do site da Vorwerk.

Ingredientes:
para o puré de maçã:

1 kg. maçãs

150 gr. açúcar amarelo

30 gr. maizena

1 c. chá canela

50 gr. passas

50 gr. nozes (opcional)


p/ leite creme:
6 ovos

200 gr. açúcar

750 gr. leite

45 gr. maizena

1 pau de canela

1 casca de limão

50 gr. açúcar

Preparação: Descasque as maçãs, coloque-as no copo com o açúcar, a maizena e a canela e programe 10 Min., Temp. Varoma, Vel. 1, sem colocar o copo medida. Antes de acabar o tempo, adicione opcionalmente as passas e nozes.Deite num prato fundo que possa ir ao forno.Prepare o creme, colocando no copo todos os ingredientes excepto as claras e programe 12 Min., Temp. 90º, Vel. 2 ½. Deixe arrefecer um pouco e deite sobre o puré de maçã.Lave o copo, coloque a borboleta e bata as claras com os 50 gr. de açúcar 7 Min., Vel. 3 ½. Disponha colheradas do merengue sobre a camada de creme, polvilhe com um pouco mais de açúcar e leve ao grill do forno até dourar.

domingo, 18 de outubro de 2009

Bolo de Fubá

Desconheço se este bolo de fubá tem alguma semelhança com o feito no Brasil (espero que as minhas visitas brasileiras digam alguma coisa) mas é um dos preferidos cá de casa. Chamo-o o meu bolo de iogurte brasileiro sem iogurte. A razão é simples: é feito com medidas e a minha é a lata de leite de coco. Esta foto é mais antiga mas esta semana voltei a fazer e levei para a escola, mais concretamente para a "mesa das magníficas" provar no intervalo da manhã. Fez um sucesso. Fica aqui a receita para as já bimbólicas e para as aspirantes. Falta dizer que a receita foi tirada daqui.


Ingredientes
3 ovos
1 medida de leite de côco
1 medida de açúcar
1 medida farinha de trigo
1 medida de farinha de milho
1/2 medida de óleo
2 colh. chá bem cheias de fermento Royal
Preparação
Colocar no copo os 3 ovos, a medida de leite de côco, a medida de açúcar e a 1/2 medida de óleo. Programar vel. 4 1 min. temp 37º . Adicionar a farinha de trigo e bater na vel. 4, 1 min. Adicionar a farinha de milho com o fermento e voltar a bater na vel 4, 1 min. Untar om farinha e polvilhar uma forma com buraco. Levar ao forno pré-aquecido a 180º. Espetar com o palito para ver se está cozido.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Tarte norueguesa de maçã


Esta sobremesa é dedicada à minha vizinha Elsa, uma grande apreciadora de canela como eu. Descobri ontem esta receita aqui, na versão tradicional. Eu fiz a adaptação à Bimby e a minha cozinha cheira que consola.


Ingredientes
3 ovos
250g de açúcar (reserve 50)
130g de farinha
150g de leite
100g de manteiga (usei mesmo manteiga e não margarina)
4 maçãs (usei reinetas) cortadas em tiras grossa)
1/2 colher de canela (a receita original levava noz moscada)

Preparação:
Acenda o forno a 180º. Coloque a borboleta, o açúcar (200g) e os ovos e bata durante 5m, temp.37, velocidade 3. Fica um creme fofo e esbranquiçado. Retire a borboleta. Junte o leite e a manteiga e derreta ao lume ou no micro-ondas. Junte este preparado ao anterior e programe 30s, vel 3. Em seguida, junte a farinha e bata 30 seg, vel 5, Verifique se não tem grumos. Parta as maçãs e coloque os pedaços no fundo da tarteira ou do pirex. Por cima, deite-lhe o creme e polvilhe com o açúcar e a canela juntos previamente. Espete o palito para ver se está cozida. Parace uma queijada de maçã. Coma fria,senão enjoa.

domingo, 4 de outubro de 2009

Mini bolas de Berlim

Quando tinha 15 ou dezasseis anos, eu e a minha prima Carla adorávamos comer bolas de Berlim (as da praia da Fonte da Telha eram uma delícia). Um belo dia, resolvemos fazer as ditas. As nossas mães compraram fermento de padeiro e nós amassámos tudo. Não aceitámos conselhos de ninguém e o resultado foram umas bolas do tamanho dos brigadeiros, duras como berlindes. A filha dos vizinhos gostou mas ficaram intragáveis. Até hoje, os meus pais e os meus tios gozavam com a história das bolas. Ontem, quebrei a maldição das bolas. Renderam imenso, ficam sequinhas (fritei as minhas com azeite). Recheia-as com creme pasteleiro.
Retirei a receita daqui. O creme não fiz na Bimby porque tinha lá a massa a levedar.
Creme Pasteleiro
Ingredientes:
1 casca de limão
1 pau de canela
1 ovo inteiro
1 gema
75g de açúcar
3og de farinha
250g de leite
Preparação
Ferver o leite com o limão e o pau de canela. Passe pelo passador e reserve. Numa caçarola, junte a farinha e o açúcar. Coloque de seguida os ovos e mexa com a vara de arames. Coloque o leite e leve ao lume a engrossar.
Este creme é óptimo para rechear bolos.