segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bolo de cenoura divinal

Este bolo é o bolo preferido da minha filha do meio, principalmente se levar cobertura de chocolate. Desta vez, não levou cobertura senão amanhã na escola as minhas filhas eram todas as miúdas com boca castanha . A minha pequena amiga Leonor também vai receber uma fatia para o lanche (é para pagar um favorzinho). A receita é da Gisa e está no forum Bimby.


Ingredientes
3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados
2 chavenas de acucar
1 chavena de óleo
4 ovos
2 chavenas de farinha
1 colher de chá de fermento

Preparação
Pôr a farinha e o fermento no copo e programar 30 seg, vel 3, para serem peneirados. Retirar e reservar. Colocar o açúcar e pulverizar durante 30 seg, vel 9.Juntar as cenouras e triturar durante 15 segundos, velocidade 6 (verificar se estão bem trituradas, se não dar mais uns instantes).Colocar a borboleta, juntar os ovos e programar 6 min, vel 4. Retirar a borboleta, adicionar o óleo e misturar 10 seg, vel 4. Adicionar a farinha com o fermento reservados e envolver 3 seg, vel 4.

sábado, 19 de setembro de 2009

Mousse de Manga

Adoro manga, e em mousse então ... A definição de mousse do meu marido envolve ovos, gordura, açúcar e chocolate. Como não é grande apreciador de fruta, não gostou da sobremesa. Temos pena! A receita é da Luar.
Ingredientes:
1 lata grande de polpa de manga (usei duas das pequenas do Lidl)
2 pacotes de natas (ou 4 iogurtes naturais; foi o que eu usei)
1 lata de leite condensado
5 folhas de gelatina incolor

Preparação:
Demolhar as folhas de gelatina em água fria.Se fizer a versão com natas, deve deitá-las no copo e programar 2 min., vel. 4. Depois juntar a polpa de manga, o leite condensado e programar 1 min, vel. 3/4. Eu coloquei os iogurtes no copo e depois fiz de igual modo. Escorrer a gelatina e derreter no microondas com uma colher de sopa de água. Com a bimby a trabalhar deitar a gelatina através do bocal envolvendo uns segundos.Deitar numa taça e levar ao frio.

Esparguete de atum com manjericão

Comprei um vaso com manjericão no Lidl. Cheira que consola. Como as miúdas adoram esparguete, encontrei esta receita no site da Vorwek.

Ingredientes:
1500 g água
Sal q.b.
300 g esparguete
50 g azeite
15 g manjericão fresco
1 cebola
400 g polpa de tomate
3 latas de atum (usei uma das grandes do Pingo Doce)
Preparação:
Deite no copo a água, o sal e programe 10 m, Varoma, Vel. 1. Introduza o esparguete no copo e programe 8m, 100ºC , colher inversa . Coe a água com a ajuda do cesto e coloque a massa no prato de servir. Reserve quente.
Coloque no copo o azeite e aqueça 3 m, Varoma, Vel. 1. Junte o manjericão e programe 1 m, 70ºC, Vel. 2. Triture 15 Seg. na Vel. 9.
Introduza a cebola no copo, pique 5 Seg., Vel. 5, e refogue 5 m, 100º, Vel. 1.
Adicione a polpa de tomate e programe 10 Min, 100ºC, Vel.colher inversa.
Junte o atum e sal a gosto e programe 5 m, 100ºC, velocidade colher inversa. Envolva este molho no esparguete e sirva quente.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Olá fresquinho!

As miúdas adoram calipos. São só açúcar e gelo mas sabem muito bem. Copiei esta receita do Forum Bimby da Isi.

Ingredientes
500 gramas de Sumo de Laranja (usei compal 100%)
20 gramas de Farinha Maizena
50 gramas de Açucar Mascavado
1 colher de Sopa de Sumo de Limão

Preparação
Colocar todos os ingredientes no copo e programar 5 seg, velocidade 5 e depois 7minutos, temp 90º, velocidade 2. Encha as forminhas dos gelados e leve ao congelador. Ficam óptimos. Ainda vou fazer com coca-cola (eram os meus preferidos).

Vai a malta passear...

Trabalhar ao pé do Montejunto tem as suas vantagens. A minha nova escola ofereceu-nos um passeio convívio pela serra. Temos de aproveitar antes da chegada dos alunos. A foto é da fábrica do gelo, gelo esse que era levado para a corte em Lisboa para o rei comer gelados. Só não tinha era Bimby. Quem não conhece, não sabe o que perde. A paisagem é linda e tem muitas ervas que podem aproveitar para as vossas receitas. As pizzas com oregãos do Montejunto ainda ficam melhores.