quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sopa de cebola e abóbora

Adoro sopa. Ultimamente tenho colocado a cebola e o azeite aromatizado, trituro, refogo e só depois coloco os restantes ingredientes e cubro com água. Dá um óptimo sabor à sopa. Gosto de juntar dois pezinhos de coentros do meu quintal para dar um toque diferente. Hoje queria fazer sopa de cebola mas como não tinha tudo o que precisava e a ábobora estava no ponto, virou sopa de cebola e abóbora.

Ingredientes:
3 cebolas
2 dentes de alho
2 batatas médias
1 cenoura
1/2 courgete
50g de azeite aromatizado
1 pedaço de abóbora
sal q.b.


Preparação:
Colocar a cebola, os alhos e o azeite no copo e triturar 15s, vel 5. Programar 7m, vel 1, temp.100. Juntar os restantes ingredientes e cobrir com água. Programar 30m, vel 1 temp 100.Quando acabar o tempo, triture na vel 7 durante 1m.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Bolo Mármore

Como o blog anda todo virado do avesso, vou começar pelo fim. A minha tia Jesus, cozinheira afamada, é pouco dada a doces. Fazia uma tigelada óptima e uma belas farófias. Tinha receita muito boas, em especial a de um bolo de laranja e a do bolo mármore. Há muito tempo que não o fazia mas faz sempre sucesso.

Ingredientes:
250g açúcar
250g farinha
3 ovos
150 margarina
100g chocolate
1/2 chávena de leite
2 colheres de chá de fermento

Preparação:
Colocar o açúcar no copo e pulverizá-lo 15 seg vel 9. Colocar a margarina e programar 3m vel 4. Com a Bimby a trabalhar na mesma velocidade, juntar os ovos um a um. Só deve juntar o segundo depois do primeiro estar bem incorporado na máquina e por aí em diante.Junte o leite e mexa durante 15s, vel 4. Juntar a farinha e o fermento e programar 30 seg, vel 4. Retire metade da massa para um recipiente e reserve. Junte o chocolate à metade da massa que ficou no copo e mexa 30 seg, vel 4. Unte uma forma de chaminé com margarina e polvilhe-a com farinha. Vá colocando as massas alternadamente, para dar o efeito marmoreado. Leve ao forno a 180º até o palito sair limpo.

Ausência

Olá a todos! Não, ainda não fui de férias. E mesmo quando for, a Bimby também vai. A minha ausência deve-se ao facto da minha vida ter levado uma grande volta. Ao fim de 15 anos de serviço, fiquei efectiva na escola ao pé de casa. Apesar de ter de deixar uma escola que tanto gosto, foi óptimo. Para além disso, trouxe as miúdas todas para ao pé de mim (vai de tratar de tranferências e matricular a pequena no pré-escolar daqui). Depois veio o final do ano lectivo com resmas de papel, relatórios e trabalho e até mais não (mas não me livro da fama de ter 3 meses de férias). Por isso agora vou voltar em força. Para além das pessoas que eu não conheço mas que me espreitam, tenho os amigos e os colegas que gostam de aparecer de vez em quando. Os colegas da escola velha dizem que agoram vão ficar sem os meus bolos mas prometo levar umas bolachinhas de vez em quando. Os meus meninos também vão sentir a minha falta e eu a deles mas ficam bem entregues à chefe.

sábado, 4 de julho de 2009

A minha máquina do pão esteve de férias durante uns tempos mas voltou a bombar. Fiz este pão de leite de quinta para sexta. Ficou excelente: muito fofo e saboroso. A receita é do Forum Bimby, da Gasparzinha.

Ingredientes:

250 g de leite

1 colher de chá de sal

50 g de manteiga

50 g de açúcar

500 g de farinha

20 g de fermento de padeiro


Preparação:

Colocar os ingredientes na cuba seguindo a ordem indicada na máquina.Bifinett: Programa 4 - Pão Doce- 1000 g - Tostado Mínimo

Sopa de beldroegas


"A beldroega é uma planta comum que cresce em descampados e recantos urbanos, normalmente em sítios onde só as ervas se aventuram." (…)"A beldroega é uma herbácea anual, com talos espessos, tenros e rasteiros, folhas carnosas, de até 3cm de tamanho, com grande quantidade de reserva de água."

"Tem uso alimentar (as folhas são cozidas e consumidas como legumes, em molhos, saladas e ensopados) e medicinal (afecções do fígado, bexiga e rins; escorbuto; o suco cura inflamações nos olhos; as sementes são diuréticas e combatem os vermes intestinais; os talos e as folhas machucados, aplicados sobre queimaduras e picadas de insectos, aliviam a dor e/ou o prurido e facilitam a cicatrização).

Muita gente desconhece as beldroegas. Todos os anos o meu quintal me oferece alguns. Não se plantam. Nascem onde lhes apetece. Não aprecio em saladas mas gosto muito na sopa.

Ingredientes:
1 cenoura
2 batatas pequenas
1/2 courgete
1 alho francês (a parte branca)
1 dente de alho
1 cebola pequena
3 ou 4 pernadas de beldroegas

Preparação:
Retire as folhas dos talos, passe por água corrente e coloque de molho com vinagre. Escorra e reserve. Coloque os restantes ingredientes no copo cortados em cubinhos. Cubra com água. Coloque o acessório Varoma com as beldroegas e programe 30m, vel.1, temp. Varoma.


Retire o acessório e programe 1 m, vel 7. Coloque um fio de azeite e as beldroegas e programe 2m, vel 1, temp.100.


Apesar das raparigas não gostarem de "coisas verdes a flutuar" com estas são do quintal, são "buéda boas".

Pudim Perna de Pau

As minhas crianças baptizaram esta sobremesa de perna de pau porque o seu sabor é o das riscas vermelhas do gelado. A receita original está nas caixas da gelatina royal de tutti-fruti. Eu fiz com gelatina de morango. Não leva natas e as claras são congeladas para posterior aproveitamento.

Ingredientes:
1 gelatina de morango
3 gemas
75g de açúcar
1 iogurte natural ou de aroma de morango

Preparação:
Prepare a gelatina segundo as instruções da embalagem. Reserve. Coloque no copo e açúcar e pulverize-o durante 15s, vel.9. Coloque as gemas e programe 1m, vel3. Deverá obter um creme esbranquiçado. Coloque depois o iogurte e mexa durante uns segundos (o suficiente para obter um creme homogéneo). Deite a gelatina pelo bocal com a máquina na velocidade 3. Coloque numa taça ou em tacinhas e leve ao frigorífico até solidificar. Pode enfeitar com morangos. Eu coloque o meu pudim nas velhas tacinhas da Tupperware, que herdei da tia Rosa.
Aqui está a sobremesa da Inês:

Azeite aromatizado

A Luísa Alexandra é fã destes azeites. É óptimo para temperar em cru ou para cozinhar.



Ingredientes:
azeite
2 dentes de alho
2 colheres de sobremesa de tomilho
2 folhas de louro


Preparação:
Colocar todos os ingredientes numa garrafa com abertura larga.

Batatas assadas na Máquina de fazer pão

Ontem ao jantar fiz batatas ao quadradinhos na MFP. A receita é da Elsa e todos gostámos muito.

Ingredientes:
2 batatas médias por pessoa
azeite (coloquei do aromatizado)
sal e pimenta
colorau
um pouco de vinho branco

Preparação:
Descascar e cortar as batatas em quadradinhos. Temperar com azeite, colorau, sal e pimenta. Colocar na cuba da máquina e regar com um pouco de vinho branco. Selecione o programa 12 "cozer" na bifinett. Demora uma hora e ficam muito boas!
Nota: Fotos nem vê-las! As raparigas estão esfaimadas, pareciam uns lobos!