sábado, 30 de maio de 2009

Biscoitos Earl Grey Tea

Já tinha visto esta receita no blog da Luísa Alexandra, sendo que a receita original estava no site da Martha Stewart, onde se pode encontrar de tudo um pouco. A minha receita é uma mistura entre a original e a adaptação da Luísa Alexandra. Ficaram muito bons.

Ingredientes:
180 gr. de Margarina
100 gr. de açúcar
1 ovo
1 colher (de sobremesa) de Açúcar Baunilhado
4 saquetas de Earl Grey Tea
1 pitada de sal
300 gr. de Farinha
1 colher (de sobremesa) de Fermento
2 cascas de laranja

Preparação:
Colocar o conteúdo das saquetas no copo e pulverizar 15s, vel.9. Reservar. Colocar as cascas da laranja e o açúcar e pulverizar 30s, vel. 9. Juntar os restantes ingredientes e programar 20s, vel 6. Promagre mais 2m, vel. espiga. Coloque na dispara-biscoitos e dispare para cima do tapete de silicone ou papel vegetal. Leve ao forno a 200º até estarem dourados.

domingo, 24 de maio de 2009

Tarte de Amêndoa

Costumo fazer a tarte de amêndoa da minha mãe, que é feita com amêndoa palitada. Vi esta receita na revista "Mariana Culinária" do passado mês de Abril e adaptei-a à Bimby.
Ingredientes:
Massa
125g de margarina
125g de açúcar
1 ovo
250g de farinha
geleia de marmelo para pincelar (opcional)
Recheio
100g de amêndoa triturada
1 lata de leite condensado
raspa de laranja (sem parte branca)
4 ovos
2dl de natas
1dl de leite
Preparação:
Massa
Colocar no copo todos os ingredientes e programar 10s, vel. 6 até obter uma massa homogénea e modelável. Forrar uma tarteira com fundo amovível com 20 cm de diâmetro. Como me sobrou massa, ainda fiz umas bolachinhas.
Recheio:
Triturar a amêndoa durante 30s, vel 5 até estar triturada. Não deve ficar em pó. Coloque a amêndoa sobre a tarteira forrada com a massa. Prepare o restante recheio. Pulverize a casca da laranja durante 30s, vel 9. Coloque os restantes ingredientes no copo e misture durante 1m , vel 4. Deite o preparado por cima da amêndoa e leve ao forno a 200º na parte mais baixa do forno durante cerca de 35m. Espete o palito, e se sair limpo, retire. Parece que não está bem cozida, porque fica tipo queijada.
É muito agradável e fica com um saborzinho a laranja.

sábado, 23 de maio de 2009

Biscoitos crocantes de limão e canela

Já tinha feito estes biscoitos e achei-os muito bons. A receita é da Luísa Alexandra e foi retirada do Forum Bimby. Adicionei um pouco de café e, apesar de não ficar bem dissolvido, o sabor ficou muito agradavél.

Ingredientes:
150 gr. de Farinha de Trigo
150 grs. de Farinha de Milho
200 gr. de Açúcar
1 colher de café de Canela em Pó
Casca de um Limão (só a parte amarela)
150 gr. de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo


Preparação:
Pulverize a casca de limão com o açúcar, 30 seg. vel. 5-7-9.Junte as farinhas (trigo e milho) e a canela, 20 seg. vel. 6. Adicione a manteiga e o ovo e programe mais 20 seg. vel. 6. Depois mais 2 min., vel. espiga. Coloque a massa no dispára-biscoitos e dispare para o tabuleiro, em cima de um tapete de silicone ou de uma folha de papel manteiga. Leve a forno pré-aquecido a 180º até ficarem douradinhos.


Bolo Cocada de Chocolate

Ontem tivemos visitas lá na escola: um grupo de alunos de hip-hop de Arruda dos Vinhos. Dois deles venceram o programa de estreia do "Febre da Dança". Foram uns queridos em vir fazer uma demonstração/aulas aos meus alunos. Achei que os devia recompensar com um miminho repositor de energia: um bolo de chocolate. A receita da é da Creative, colocada no fórum Bimby4all, mas eu copiei a minha do blog da Luísa Alexandra.

Ingredientes:
Massa:
200 gr. de Açúcar
3 Ovos
90 gr. de Chocolate em Pó
180 gr. de Farinha
2 dl. de Leite
1,5 dl. de Óleo
1 colher (de sopa) de Fermento

Recheio:
100 gr. de Côco
1 Lata de Leite Condensado
1,5 dl. de Água

2 dl. de Leite (bem gelado)
4 colheres (de sopa) de Açúcar

Cobertura:
200 gr. de Chocolate de Culinária
100 ml. de Natas (1/2 pacote)
Preparação:
Colocar no copo o leite com os ovos inteiros e o chocolate em pó. Programar 2 min. vel. 4. Juntar o açúcar, a farinha e o fermento e programar 1 min., vel. 4. Adicionar o óleo, misturando-o por 30 seg. vel. 4. Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Deitar a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 190º. Deixar arrefecer e desenformar.

Preparar o recheio. Colocar o leite condensado, a água e o côco no copo e programar 8 min., temp. varoma, vel. 1.Misturar o leite gelado com o açúcar. Corte o bolo ao meio. Regue a rodela inferior com metade da mistura de leite com açúcar. Por cima colocar o recheio de côco e leite condensado. Coloque por cima a outra metade do bolo e regue com o restante leite com açúcar. Preparar a cobertura de chocolate. No copo da Bimby colocar o chocolate partido aos pedaços. Adicionar as natas e programar 4 min., temp. 90º, vel. 2.Deitar por cima do bolo de modo a que fique todo coberto. Eu enfeitei o meu com um pouco de coco e três amêndoas. Ficou óptimo. Fica húmido e o côco liga muito bem com o chocolate.


Obrigada a todos pela aula de hip-hop e pela alegria que deram ao meus meninos.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Waffles


Para o lanche e como o avô Manuel veio trabalhar para nossa casa, resolvi fazer um lanche reforçado. Como a máquina de waffles da minha mãe ainda está cá, fiz a receita da Guigas. Ficaram óptimos

Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
Açúcar baunilhado q.b.
1 pacote de Natas (200 grs)
50 grs de leite
125 gr de Margarina
250 gr Farinha
1 colher de café de fermento (caso a farinha seja sem fermento)

Preparação
Deitar todos os ingredientes no copo e programar 30 seg na vel 6.Untar um pouco a máquina já quente, deitando um pouco da massa com o auxílio de uma concha da sopa (atenção não deitar de mais pois poderá vir por fora) e deixar cozer até ficar lourinho.Servir acompanhado a gosto (açúcar e canela, caramelo, chocolate, chantilly, gelado, etc.). O da foto foi o último e tive de o esconder, senão ficava sem fotos.

Lasanha de soja

Esta semana vi no forum esta receita de lasanha de soja que me despertou a atenção. As miúdas adoram lasanha mas é uma receita que não se pode andar sempre a fazer. A versão vegetariana é mais saudável e económica em tempos de crise. A receita é da Soft e ficou óptima. As raparigas gostaram e até o pai que é mais esquisito com estas novidades, gostou.

Ingredientes:
1 Cebola
2 Dentes de alho
3 Cenouras
1 Lata de cogumelos laminados
80g de polpa de tomate
50g de azeite
70g de vinho branco
1,5 chávenas de granulado de soja
3 chávenas de água
oregãos, sal e pimenta
placas de lasanha q.b.

Bechamel:
750g de leite magro
75g de farinha
30g de azeite
noz moscada e pimenta

Preparação:
Numa taça coloque a soja e a água e deixe de molho durante 1 hora (a minha esteve meia hora porque fiz com água quente) . Escorra bem a soja, retirando toda a água. Coloque no copo a cebola, o alho, as cenouras e programe 8 segundos, velocidade 5. Coloque o azeite, a polpa de tomate e marque 7 minutos, temperatura 100º, velocidade 2. Junte o vinho, a soja, os cogumelos e programe 10 minutos, temperatura 100º, velocidade colher inversa. Reservar. Coloque os ingredientes do bechamel no copo e programe 8 minutos, temperatura 90º, velocidade 4.
Montagem:Num pirex coloque um pouco de molho da soja, coloque uma camada de placas de lasanha, cubra com metade do preparado de soja,e regue com um pouco de bechamel. Faça outra camada igual e termina com uma camada de placas de lasanha. regue com o bechamel restante e polvilhe com o queijo ralado. Leve a forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos.
Não tirei fotos porque a máquina e as barrigas júniores não deixaram

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Parabéns Inês!

Faz hoje 10 anos que fui mãe pela primeira vez. Nunca mais a vida foi a mesma. Tudo muda (para melhor,claro). Fiz um bolo para casa e outro para a escola mas não tirei fotos de nada. Aproveitei o dia com ela: eu fui vigiar provas de aferição e ela foi fazê-la, fomos almoçar fora, comprei-lhe a prenda e pensei muitas vezes que ainda ontem era bebé e hoje já é GRANDE! Parabéns Inês e parabéns a mim e ao pai por termos feito uma rapariga cheia de saúde e genica!

domingo, 17 de maio de 2009

Biscoitos de laranja e coco

Quando queremos fazer biscoitos para quê inventar? A Luísa Alexandra é a "guru" dos biscoitos e da dispara-biscoitos. A minha já é velhota, foram as colegas da minha mãe que lhe ofereceram e ela nunca a usou (que desperdício). Confesso que já tinha experimentado e que a experiência não tinha corrido muito bem, mas desta vez foi um sucesso.



Ingredientes:
1 Laranja
140 gr. de Açúcar
170 gr. de Margarina
2 colheres de sopa de Côco Ralado
3 colheres de sopa de Sumo de Laranja
245 gr. de Farinha de Trigo
2 colheres de sopa de Farinha Maizena
1 colher de chá de fermento em Pó
1/2 colher de chá de Sal

Preparação:Coloca-se a casca de laranja e o açúcar no copo da Bimby e pulveriza-se 15 seg., vel. 9. Junta-se a margarina e programa-se 1 min., vel. 5. Adiciona-se as duas colheres de sopa de côco ralado, 3 colheres de sopa de sumo de laranja, a farinha de trigo, a farinha maizena, o fermento e o sal. Programa-se 1 min., vel. 6 e depois mais 2 min., vel. espiga. Coloca-se a massa na dispara-biscoitos e dispara-se para um tabuleiro forrado com papel vegetal, untado com margarina e polvilhado com farinha ou então película ou tapete de silicone. Leva-se ao forno pré-aquecido a 200º até ficarem dourados.

sábado, 16 de maio de 2009

O meu gato

No meio das receitas aparece aqui o meu gato, baptizado pelas minhas raparigas de Leo José. O Leo foi-me oferecido pela minha vendedora da Bimby (madrinha da Elsa) no aniversário do Tomás (filho da Elsa). Nessa festa estava a Abelha Maia e ficou madrinha do meu gato. Agora já é um senhor gato que tem rabo de esquilo, como dizem os meus alunos.

Pão de leite enrolado com chocolate

Esta receita está em atraso desde o fim de semana passado. Fiz este pão de leite para o lanche de domingo. Ficou muito fofo e não é muito doce.

Ingredientes:
250 g de leite
1 colher de chá de sal
50 g de manteiga
50 g de açúcar
500 g de farinha
15 a 20 g de fermento de padeiro
50 gr cacau em pó

Preparação:
Coloque todos os ingredientes no copo, menos a farinha, o chocolate e o fermento: 1 min, 40º, vel 2.Junte o fermento e a farinha: 20 seg, vel 6 + 3 min, vel espiga. Retire metade da massa e junte o chocolate: 1 min, vel espiga. Formar 2 bolas e deixar levedar até dobrarem de volume. Estique em dois rectângulos com o rolo da massa, sobreponha-os e enrole bem apertado a partir do lado mais pequeno.

Tive ajuda da minha pasteleira mais nova

Deixe levedar novamente e coza em forno pré-aquecido a 180º, com uma taça de metal com água lá dentro.Coloque a arrefecer em cima de uma grelha.

Rolo de bacalhau com broa

A minha colega Maria recomendou-me este rolo de bacalhau e resolvi fazê-lo hoje para o almoço. A receita foi retirada da revista "Bimby, Momentos de Partilha nº 5 e aprovada pela família inteira.


Ingredientes:
500g broa
2 dentes de alho
50g azeite
500g bacalhau desfiado e demolhado
30g coentros
80g azeitonas pretas sem caroço
sal e pimenta q.b.
Ingredientes para Bechamel
400g leite
40g farinha
20g manteiga
sal e noz-moscada q.b.

Preparação:
Coloque no copo a broa e rale 12seg/vel 6. Reserve.Coloque o alho, o azeite e pique 4 seg/vel 5. De seguida, refogue 5 min/100º/vel 1.Adicione o bacalhau e programe 5 min/100º/vel colher inversa. (TM 21 coloque a borboleta vel 1). Reserve. Num pirex, envolva o bacalhau, 400g de broa ralada, os coentros, as azeitonas cortadas às rodelas (guarde algumas para decorar) e rectifique temperos. Reserve. Sem lavar o copo coloque o leite, a farinha, a manteiga, os temperos e programe 8 min/90º/ vel 4. Junte o bechamel ao preparado e envolva com a ajuda da espátula. Disponha o rolo numa travessa de ir ao forno e cubra com a broa restante. Regue com um fio de azeite e leve ao forno durante cerca de 20 min.

Já no prato, acompanhado de uma salada de alface, tomate e pepino.

domingo, 10 de maio de 2009

Puré de grão

A vizinha Elsa é cá das minhas! Já não posso ver arroz, esparguete, batatas ... Hoje para o almoço fiz um puré de grão que ficou um must!

Ingredientes:
2 dentes de alho
1 molho de coentros
30 g de azeite
1 lata de grão cozido
100 g de leite

Preparação:
Colocar os alhos e os coentros no copo e picar durante 20 seg., vel5. Juntar o azeite e programar 3m, vel 1 temp. varoma. Juntar o grão e o leite, programando em seguida 10m, temp 100º, vel. 2. No fim deste tempo, triture na veloc 4 ou 5 até obter um puré homogéneo. Eu acompanhei com carne mas deve ficar óptimo com um bacalhau assado na brasa e uma salada.

sábado, 9 de maio de 2009

Tarte de limão

Esta é a primeira vez que faço uma receita do blog da minha amiga júnior e virtual Ana Maria. Ela , apesar dos seus 13 anos, põe mesmo a Mão na massa. Quem não a conhece, deve aproveitar para visitar o blog dela e o da mãe, Anita Catita

Ingredientes

1 chávena de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
100 g de margarina
3 colheres de sopa de água fria
1 lata de leite condensado
Sumo de 1/2 limão
2 cascas de limão

Preparação: Coloque no copo a farinha, o sal e a manteiga e programe 1m, vel3 até obter uma massa homogénea. Deite umas gotas de água e vá mexendo até a massa soltar do copo. Faça uma bola e depois estenda a massa numa superfície enfarinhada. Forre com a massa uma forma redonda de fundo removível. Leve ao forno a 180º por 10 minutos e deixe arrefecer. Deite no copo 2 cascas do limão e programe 30 seg, vel 9. Em seguida, junte o leite condensado com 5 colheres de sopa do sumo, durante 30s, vel. Deite esta mistura sobre a massa da tarte. Leve novamente ao forno quente até ficar dourada.

A tarte deve ser servida fria, para não se tornar enjoativa.

A minha ficou linda, não ficou? E estava tão boaaaaaaaaaaa...

"Açafril" de camarão

Em minha defesa, devo dizer que odeio caril: odeio tudo, o cheiro, o sabor. Se calhar, agora que estou mais velha até era capaz de gostar. Não há vez nenhuma que se fale em caril que eu não me lembre do cheirete a caril na cantina da faculdade. Era dia de almoçar no bar. Ontem comprei camarão e vi no forum uma receita de caril de camarão da Canela que me encheu as medidas: O pior era o caril. Como gosto de açafrão, fiz "açafril" Ficou óptimo, mesmo sem caril. As miúdas não gostaram muito, nem com o pretexto de ser comida das "Cheetah Girls". Paciência! Também faz falta provar sabores novos, sem que seja só para dizerem que não gostam.

Ingredientes:
750g de camarão médio crú (ou já cozido)
1 cebola
3 dentes de alho
30 g de azeite
200g de leite de côco (eu despejei a lata toda)
2 tomates (usei polpa)
Coentros
½ colher de chá de açafrão
1 colher de chá de caril (não usei)
1 ou 2 red chilli
½ limão
Sal


Preparação:
No copo da Bimby,misture o azeite,alhos,cebola e coentros. Triture 2 a 3 segundos na velocidade 5 e marque 4 minutos, temperatura 100º,velocidade 1.Deite no copo o tomate descascado,o red chilli sem as sementes, triture 2 segundos na velocidade 5. Adicione o leite de coco,o açafrão, o caril , o sal e programe 10 minutos,temperatura 100º, velocidade 1. Prepare o camarão congelado cru, retire as cabeças e cascas e guarde-as no congelador, para aproveitamento noutra receita . Corte cada camarão em dois e reserve. Programe a máquina agora para apurar o molho, marcando 10 minutos,temperatura varoma, velocidade colher inversa. Quando restarem 5 minutos deite o camarão que reservou pelo bocal sem desligar a maquina. Se optou por camarão já cozido, adicione apenas quando faltar um minuto. Na terrina de servir misture o sumo de ½ limão e cubra com mais coentros picados frescos.Acompanhe com arroz branco.


Com arroz branco

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Quindim da Teresa

A minha colega Teresa deu-me esta receita. Ela chama-lhe Bom Bocado mas para mim é um quindim. Independentemente do nome, o que interessa é ser bom. É muito doce, devendo ser servido bem fresco e em pequenas quantidades.

Ingredientes:
4 ovos
500 g de açúcar
2 dl de água
1colher de sopa de margarina
200 g de coco
açúcar q.b. para o caramelo


Preparação:

Utilize um pouco de açúcar para caramelizar uma forma (a Teresa faz numa forma sem buraco porque coze no forno em banho-maria; eu fiz numa forma com buraco e com tampa porque cozi o meu na panela de pressão). Coloque o açúcar e a água no copo da Bimby e programe 15m, t. varoma, vel 2. Ao fim deste tempo deverá estar em ponto de pérola. Coloque o coco e a margarina e misture 20 seg, vel 3. Deixe arrefecer um pouco e por fim coloque os ovos, programando mais 20s à mesma velocidade. Coloque na forma previamente caramelizada e leve a cozer na panela de pressão durante 30m. Se preferir, coza no forno em banho-maria a 180º durante 45m a 1h. Et voilá! Obrigada Teresa!


domingo, 3 de maio de 2009

Bolo do Dia da Mãe

Feliz dia da Mãe para todas as mães do mundo! Para comemorar o dia, fiz um bolo dedicado a mim e à minha mãe.

Ingredientes:

Massa:
7 ovos
3 chávenas de açúcar
1 chávena de farinha
1 chávena de maizena
1 colher de sobremesa de fermento

Recheio e cobertura:
2 pacotes de natas Longa Vida (das frescas)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de açúcar baunilhado
ananás de lata
morangos
palitos de la reine

Preparação:
Coloque o açúcar no copo e pulverize 30s, vel.9. Em seguida coloque a borboleta e os ovos e programe temp.37, vel. 3, 6m. Junte as farinhas e o fermento e bata 15 seg., vel 4. Unte uma forma redonda com margarina e polvilhe com farinha. Leve ao forno a 180º apenas um terço da massa. Deverá cozer um terço de massa de cada vez. A cozedura é muito rápida. Lave o copo da Bimby e coloque a borboleta. O copo deve estar frio para bater as natas. Junte o açúcar e o açúcar baunilhado e programe 2m, vel 3 1/2. Vigie para não ficarem em manteiga. Agora que a primeira base do bolo está fria, pincele com um pouco da calda do ananás e cubra com chantilly. Corte pequenos pedaços de ananás e coloque por cima do chantilly. Em seguida, coloque a segunda base e repita a operação. No final, molhe só com a calda e barre com o chantilly. Corte palitos com a altura do bolo. É uma óptima forma de disfarçar se não ficar tão perfeito quanto queria. Enfeite como quiser (eu coloquei um morango, juntei um pouco de groselha ao chantilly e comprei uma fita de cetim e uns morangos em madeira pintada).

sábado, 2 de maio de 2009

Coroa Salgada

O meu primo Francisco fez quatro anos. Apesar de ter uma grande pasteleira a cozinhar para a festa, a grande chefe Ana, resolvi fazer uma coroa salgada, que faz sempre um sucesso em qualquer festa. A receita é da Carocas, grande mestre bimbólica.

Ingredientes:

Massa:
400 g de farinha
150 g de leite
50 g de manteiga em textura pomada
20 g de fermento padeiro ou 1 pacote de vahine
3 gemas de ovo
1 colherzinha de sal

Recheio:
10 fatias de queijo em barra
8 ou 10 fatias de fiambre
Queijo ralado
Preparação:
Deitar no copo, o leite o sal e a manteiga. Programar 1 minuto, temperatura 37º, velocidade 3. Juntar as gemas e a levedura, misturar uns segundos na velocidade 2. Incorporar a farinha e misturar 15 segundos, velocidade 6, e de seguida programar 1 minuto velocidade Espiga.Tirar do copo, verter a massa numa tigela, se possível de plástico, tapar com película transparente e deixar de repouso até dobrar o volume.

Preparar e armar a coroa. Uma vez dobrado o volume dispor a massa numa bancada entre dois plásticos. Formar um rectângulo com a ajuda de um rolo.


Retirar o plástico superior. Pintar a massa com manteiga derretida.Cobrir a massa com o recheio. Enrolar com muito cuidado, ajudando com o plástico, selar as pontas com um pouco de água e com os dedos.Por a bandeja num tabuleiro de forno, forrada com papel vegetal para forno e dá-se a forma de coroa.Fazer uns cortes, com uma faca afiada, sem cortar todo.Dobrar cada pedaço para cima. Pintar com clara de ovo, polvilhar com queijo ralado.


Colocar no forno, pré-aquecido a 50º, com uma tigela de água e deixar que dobre o volume.Uma vez dobrado o seu volume, subir a temperatura a 180º e deixar uns 20 a 25 minutos ou até estar dourado.

Aprendi no forum que quando queremos saber se uma massa já levedou, retiramos uma bolinha de massa e quando ela flutua, já está boa.


O resultado final: