sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bomba de ananás

Esta receita é uma das minhas preferidas mas foi a primeira vez que a fiz. É fresquinha e não é muito doce.
Leva uma torta DanCake de baunilha.

Alinhar à esquerdaIngredientes:
5 ovos
1 colher de sopa de maizena
160 gr de açúcar
1 torta DanCake de baunilha

caramelo líquido (de compra)
1 pacote de gelatina de ananás
1/2 l de leite
Preparação:
Separam-se as claras das gemas. Coloque a borboleta no copo, deite as claras e programe 6m, vel.3. Retire a borboleta e reserve. Sem lavar o copo, deite as gemas, o açúcar e a maizena e programe temp. 90, 5m, vel. 4.
As gemas, o açúcar, a maizena e o leite
Deite a gelatina pelo bucal e mexa durante 20s, vel 4. Por fim, programe temp.90, 5m, vel.4. Deixe arrefecer e junte este preparado às claras em castelo que reservou anteriormente.

Já com a gelatina


Em seguida, corte a torta em fatias com cerca de 1 cm. Reserve. Barre uma tigela com caramelo líquido e "cole" as fatias da torta.

Deite o preparado na forma e leve ao frigorífico durante algumas horas.


Para desenformar, passe a forma por água quente ou então deita-se a forma num prato, envolvendo-a com um pano quente. A minha bomba está no congelador. Amanhão mostro o produto final.

E cá está ela! Já provei. Ficou óptima!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Parabéns João!

O meu aluno João fez hoje 15 anos, e como todos os meus alunos, teve direito a bolo de aniversário, apesar dele não gostar de bolos. Apesar disso, ficou contente com o bolo e com os mimos.

A massa do bolo é a genóise da Debbie Brown. Segui o passo a passo da Soft.

Ingredientes:
375g de açúcar
375g de margarina
6 ovos
185g de farinha sem fermento
375g de farinha com fermento

Preparação:
Misture as duas farinhas e reserve. Pulverize o açucar (1 minuto, velocidade 9). junte a margarina e programe 1 minuto, velocidade 4. Vá juntando os ovos um a um, intercalando com uma colher das misturas de farinha, na velocidade 4. Por fim, junte a restante farinha e programe 1 minuto e 30 segundos na velocidade4. Fiz o meu numa forma redonda, demorou bastante tempo a cozer.

Para o recheio fiz o creme dos fofos, receita do rmpom.
Creme para Fofos de Belas

Ingredientes:

5 c.sobremesa de maizena
500ml de leite
90g de açúcar
3 gemas

Preparação:
Coloque a maizena no copo com o leite frio, 1 min vel.4 até dissolver. Programe 5 min, vel. 4 temp.90 graus para engrossar. Misture o açúcar e as gemas e adicione ao preparado anterior. Programe mais 5 min, vel.4 temp.90 até engrossar.Retire e deixe esfriar.Depois de frio serve para rechear qualquer tipo de bolo.

sábado, 18 de abril de 2009

Torcidos da tia Rosa

Quem mora na zona de Alenquer lembra-se de uma padaria que vendia saquinhos com uns torcidos e uns maravilhosos queques de laranja. Estes torcidos são muito parecidos. A minha tia-avó Rosa, para além de uma paciência infinita para me aturar a mim e aos meus primos, adorava cozinhar. Deixava-nos sujar-lhe a cozinha e fazer barbaridades culinários como queques de Nesquick. Esta receita era dela, bem como outras que eu guardo religiosamente. Fiz esta receita com os meus alunos para o Dia das Bruxas. A forma foi comprada no Modelo.

Ingredientes
1 ovo
30 gr de leite
30 gr de margarina
200 gr de açúcar
400 gr de farinha
raspa de limão

Preparação
Colocar o vidrado do limão no copo. Juntar o açúcar e pulverizar 10s, vel 9. Juntar os restantes ingredientes e misturar durante 30s, vel 5. A massa pode ser cortada como quiser: em torcidos, com corta bolachas.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Chiffon de Amêndoa

Ainda não tinha posto cá este bolito que fiz na sexta-feira da Páscoa. Só o acabei depois de jantar. A massa não fica nada seca nem muito doce. É bom para fazer um bolo de aniversário. A autora é a Lidfer, do forum.

Ingredientes:
6 ovos
270 g açúcar
220 g farinha extrafina (de preferência peneirada)
80 g amêndoa
80 g de óleo girassol (ou outro)
150 g água morna
3 colheres de chá de fermento Royal

Preparação:
Bata as claras com a 'borboleta' 6 min/ vel 3,5 e reserve. Limpe o copo e coloque a amêndoa no copo, triture 30 seg, veloc 5. Adicione à amêndoa, o açúcar, as gemas, o óleo e a água. Programe 3 min/ temp 37/ vel 3,5. Junte o fermento e a farinha peneirada e bata 20 seg/ vel 4. Retire a mistura para uma taça grande e incorpore as claras com a espátula. Envolva tudo devagar e muito bem. Deite a mistura numa forma, bem funda (tem de haver espaço pois o bolo cresce muito) e untada com um pouco de óleo (só óleo!). Leve ao forno pré-aquecido a 170º durante 50 min, verifique no final do tempo se é necessário prolongar por mais 5-10 min, se a forma não tiver buraco. Desligue o forno e deixe ficar no forno uns 5 minutos e a seguir vire a forma sobre um prato grande e deixe esfriar e desenformar sozinho. Depois de arrefecido, corte horizontalmente o bolo em 2 ou em 3 partes. Rechear e cobrir com natas, ovos moles, leite condensado cozido ou outro recheio que prefira.
O meu foi aberto ao meio e recheado com chantilly (eu prefiro as natas frescas, aquelas dos pacotes moles). Bati-as na batedeira porque era só um pacote e juntei um "fixador" de chantilly).

Torrei as restantes 120gr de amêndoa (a embalagem tinha 200) picadas groseiramente na Bimby. Depois do bolo aberto ao meio e recheado de chantilly, coloquei metade da amêndoa e cobri com a outra metade do bolo. Coloquei o resto do chantilly por cima, bem como as restantes amêndoas. Ficou uma delícia.

Bolos de Arroz

Ontem fiz bolos de arroz para as pimpolhas levarem para o lanche da escola. Para além do seu bolinho, todas quiseram levar um para as senhoras professoras. Costumo fazer só um numa forma de chaminé mas desta vez fiz em forminhas de alumínio. A receita está no livro das Massas da Bimby mas aqui fica para quem não o tem.

Ingredientes:
2 ovos
150 gr leite
1/2 colher cafe de sal
1 casca de limão
250 gr açúcar
350 gr farinha
75 gr manteiga
1 colher de chá de fermento

Preparação:
Coloque no copo a casca de limão, rale 10 seg, vel 9. Junte o açúcar, a manteiga, o sal, os ovos e o leite, programe 5 min, temp 37º, vel 3. Em seguida, junte a farinha e o fermento e programe 10 seg, vel 4. Deixe descansar 1 hora.Unte uma forma de chaminé com manteiga e farinha. Deite o preparado na forma e polvilhe com bastante açúcar, para que fique tostado. Leve ao forno cerca de 30 minutos a 190º.

Tarte de fruta fresca

Na Páscoa ofereci aos compadres uma tarte de fruta fresca (desta vez fiz com kiwi). A receita é da Isi e também foi retirada do Forum Bimby. A base parece de compra. Não é muito doce, é óptima.

Ingredientes
-125 gramas de Farinha
-2 e meia colheres de chá rasas de Fermento em pó
-100 gramas de Açucar
-1 Pacotinho de Açucar Baunilhado (10g)
-4 Ovos
-3 colheres de Sopa de Oleo (eu uso Girassol)
-2 colheres de Sopa de Vinagre

Preparação
Colocar todos os ingredientes por essa ordem na Bimby e mexer tudo até se formar uma massa homogénea. Começar com Vel 2 - e depois subir lentamente. Untar uma forma própria para tartes de fundo rebaixado (não de fundo amovivel; eu fiz numa de fundo amov´vel porque ainda não encontrei a de fundo rebaixado) e polvilhar com farinha. Colocar a massa na forma e cozer por 15 minutos a 180 graus (pré-aquecido). Desenformar. Cobrir com uma camada fina de doce a gosto - qualquer um serve pois o objectivo é para que a fruta se fixe ligeiramente. Eu usei de pêra. Agora é só cobrir com Frutos a Gosto (morango, pêssego, banana, ananás, uva. Para finalizar e muito importante - preparar uma gelatina que é própria para cobrir fruta para que a mesma não oxide e se mantenha fresquinha!Eu comprei a minha no Intermarché:

Para a próxima coloco mais fruta.

domingo, 12 de abril de 2009

Folar Transmontano

Fiz a vontade ao marido e fiz um folar de carnes tal como ele comia na terra dos pais. Ficou muito parecido. Tirei a receita da autoria da "apumpkin" no forum bimby.

Ingredientes:
500 gr de Farinha
6 ovos
25 gr de fermento de padeiro
1 pitada de sal
100 gr de azeite
30 gr de água
1 gema para pincelar
pedaços de bacon e chouriço em quadrados não muito grandes

Preparação:

Colocar os líquidos e o sal no copo. Programar t.37, vel 1, 2m. Juntar o fermento e mexer 10s, vel 3. Juntar os ovos e mexer mais 10s na mesma velocidade. Por fim juntar a farinha. Provar, e se estiver bom de sal, dividir a massa em 2. Num tabuleiro colocar bastante azeite, e esticar uma das massas.Colocar o bacon e o chouriço, e cobrir com a outra massa. Pincelar com a gema. Vai a repousar para "crescer"......Vai ao forno, mais ou menos 20/30 min.

Já pincelado antes de ir para o forno


Já todo dourado e prontinho para comer.

São servidos(as)?

Bolo Económico

A minha tia Rosa fazia este bolo muitas vezes. A minha mãe faz bolos destes em versão dupla para oferecer a toda a gente. É o que o meu marido chama de "bolo para o copo de leite".

Ingredientes:
1 ovo
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
200 gr de leite
raspa de limão
1 colher de sopa mal cheia de margarina derretida
nozes (opcional)

Preparação:Coloque o açúcar e a casca do limão e pulverze na velociade 7 durante 5 segundos.Coloque o ovo e a margarina derretida e bata 10 segundos velocidade 3.Coloque os restantes ingredientes e bata 30 segundos na velocidade 6.Se quiser colocar nozes, guarda as metades para colocar por cima do bolo quando este já estiver meio cozido. Pode partir algumas finamente e envolvê-las em farinha para depois juntar à massa (a farinha serve para não afundarem de imediato). Por vezes também junto passas que estiveram durante alguns minutos com um pouco de vinho do Porto.Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 180º numa forma de chaminé até estar cozido (verificar com um palito)

Às vezes faço duas doses. Fico muito bom. Este é versão dupla.

Bolo de Caramelo

Esta receita é da minha prima Lídia, que fazia o bolo e congelava-o à fatia para o filho que trabalhava no Algarve. Todas as noites ele retirava uma fatia do congelador e comia-a ao pequeno almoço. É muito fácil de fazer e fica grande e fofo.Ingredientes:
6 ovos
450 gr de açúcar
300 gr de farinha
150 gr de óleo
200 gr de leite
100 de caramelo líquido (de compra)

Preparação:
Separar as gemas das claras. Bater as claras vel.3 6m. Reserve .Coloque as gemas, o açúcar, o leite, o óleo e o caramelo e bata 1 m vel. 4. Junte a farinha e bata 20sg vel 6.Junte as claras com cuidado e mexa com a espátula. Leve ao forno pré-aquecido a 180º numa forma de chaminé grande.

Vai uma fatia?

Marlowa


Esta ilustradora brasileira é fabulosa. visitem os seus trabalhos. O seu blog está nos meus preferidos.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sexta-feira Santa

Como hoje não se deve comer carne, o nosso almoço foi peixe.

Fiz massa de empadas na Bimby e embrulhei os centros de pescada.

Ficou óptimo.

Embrulhos de Peixe


  • 1 embalagem de centros de pescada

Para a massa

Ingredientes
  • 50g de água
  • 50g de azeite

  • 50g de vinho branco

  • 1 ovo
  • 100gr de margarina ou banha (eu usei margarina)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 noz de fermento de padeiro
  • 400g de farinha

Preparação
Coloque os ingredientes no copo, excepto o ovo, o fermento e a farinha, e programe 2m temp.37º vel.2. Adicione o ovo, o fermento e a farinha, e programe 2m, vel.espiga.
Depois de amassada, estiquei a massa com o rolo sobre o tapete de silicone. Os centros tinham já sido temperados com sal e pimenta.




Depois de fechados, cortei uns bocadinhos de massa e pincelei com ovo. Levei ao forno até ficarem douradinhos.


Olá!

Declaro oficialmente inaugurado o meu blog. Não há banda de música mas a festa é rija.